Nível Sonoro - Turma 4º A

Escola Voz do Operário

Professora VO 41 | Professor

18/12/2018 | 12:05

A turma do 4º A esteve empolgada e atenta nas atividades sobre o nível sonoro e ruído. As respostas dos alunos na tarefa “escreva uma frase sobre o que aprendeu sobre o som”, mostram a atenção com que participaram do projeto:

 

“Que o som são vibrações” (aluna, 9 anos). “Que não se pode ouvir coisas muito altas durante muito tempo” (Aluno, 9 anos). “Ondas sonoras” (Aluno, 9 anos). “Aprendi que o som pode ser perigoso, que é giro fazer experiências sobre o som e que de vez em quando pode ser muito alto e muito baixo” (Aluna, 8 anos) “Eu aprendi que quando é sólidos é mais forte e mais rápido” (Aluna, 9 anos). “Deve se ter cuidado com o som” (Aluna, 9 anos). “Quanto maior o som pior para nós” (Aluno, 9 anos). “O decibel é a unidade de medida do dom (dB)” (Aluna, 9 anos).

 

Os alunos verificaram, com a utilização de sensores de som, que alguns sítios da escola possuem níveis sonoros elevados. Diante disso, a Aluna (9 anos) ressalta que “para proteger a nossa saúde auditiva devemos produzir menos sons. Como por exemplo: refeitório e corredor. Nestes sítios foi onde se produziu mais som”. Pode-se diminuir os níveis de som na escola com objetos absorventes ao som”. Na tabela a seguir encontra-se os valores das medições efetuadas no corredor e refeitório:

 

Escola

Local

Sensor

Valor

Escola Voz do Operário

Corredor

Sonómetro

92.00 dB

Escola Voz do Operário

Refeitório

Sonómetro

104.00 dB

 

Na última sessão, os alunos escreverem algumas sugestões para melhorar os níveis sonoros na escola Voz do Operário:

 

“Mudando as paredes para madeira” (Aluno, 9 anos). “As paredes da cantina podiam ser de cortiça” (Aluno, 9 anos). “Podemos proteger a audição a fazer menos barulho, a falar mais baixo e a não gritar” (Aluna, 9 anos). “Escrever no diário de outras turmas e tentar propor que as outras turmas façam menos barulho” (Aluno, 9 anos). “Não correr nos espaços (corredores, salas, cantina, etc) pois isso provoca som” (Aluna, 9 anos). “Nós podemos proteger a nossa saúde auditiva a mudar o material das paredes e tetos, conforme a vibração. Nós podemos diminuir os níveis de som no corredor, por exemplo: arranjamos regras: não correr, não bater nos cacifos e etc. Também devíamos diminuir no refeitório, por exemplo: não bater com os pratos, não gritar e etc.” (Aluna, 9 anos). “Não fazer barulho, manter as portas abertas” (Aluno, 9 anos). “Nós podemos tapar os ouvidos por segundos para proteger os ouvidos ir para alguns cantos para não ouvir tantos gritos” (Aluna, 8 anos). “Por tudo de cortiça e não gritar no corredor e refeitório” (Aluno, 9 anos).

 

Opinião da Professora Joana Silva sobre o desenvolvimento do tema nível sonoro e ruído em sua turma: "durante algumas semanas, estivemos a fazer um projeto sobre o som, na nossa sala. O nosso grupo teve sempre entusiasta, e colaborou bastante com a formadora. Aprendemos imensas coisas que não conhecíamos, e fizemos experiências muito interessantes!".