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A turma do 4º A esteve empolgada e atenta nas atividades sobre o nível sonoro e ruído. As respostas dos alunos na tarefa “escreva uma frase sobre o que aprendeu sobre o som”, mostram a atenção com que participaram do projeto:
“Que o som são vibrações” (aluna, 9 anos). “Que não se pode ouvir coisas muito altas durante muito tempo” (Aluno, 9 anos). “Ondas sonoras” (Aluno, 9 anos). “Aprendi que o som pode ser perigoso, que é giro fazer experiências sobre o som e que de vez em quando pode ser muito alto e muito baixo” (Aluna, 8 anos) “Eu aprendi que quando é sólidos é mais forte e mais rápido” (Aluna, 9 anos). “Deve se ter cuidado com o som” (Aluna, 9 anos). “Quanto maior o som pior para nós” (Aluno, 9 anos). “O decibel é a unidade de medida do dom (dB)” (Aluna, 9 anos).
Os alunos verificaram, com a utilização de sensores de som, que alguns sítios da escola possuem níveis sonoros elevados. Diante disso, a Aluna (9 anos) ressalta que “para proteger a nossa saúde auditiva devemos produzir menos sons. Como por exemplo: refeitório e corredor. Nestes sítios foi onde se produziu mais som”. Pode-se diminuir os níveis de som na escola com objetos absorventes ao som”. Na tabela a seguir encontra-se os valores das medições efetuadas no corredor e refeitório:
Escola |
Local |
Sensor |
Valor |
Escola Voz do Operário |
Corredor |
Sonómetro |
92.00 dB |
Escola Voz do Operário |
Refeitório |
Sonómetro |
104.00 dB |
Na última sessão, os alunos escreverem algumas sugestões para melhorar os níveis sonoros na escola Voz do Operário:
“Mudando as paredes para madeira” (Aluno, 9 anos). “As paredes da cantina podiam ser de cortiça” (Aluno, 9 anos). “Podemos proteger a audição a fazer menos barulho, a falar mais baixo e a não gritar” (Aluna, 9 anos). “Escrever no diário de outras turmas e tentar propor que as outras turmas façam menos barulho” (Aluno, 9 anos). “Não correr nos espaços (corredores, salas, cantina, etc) pois isso provoca som” (Aluna, 9 anos). “Nós podemos proteger a nossa saúde auditiva a mudar o material das paredes e tetos, conforme a vibração. Nós podemos diminuir os níveis de som no corredor, por exemplo: arranjamos regras: não correr, não bater nos cacifos e etc. Também devíamos diminuir no refeitório, por exemplo: não bater com os pratos, não gritar e etc.” (Aluna, 9 anos). “Não fazer barulho, manter as portas abertas” (Aluno, 9 anos). “Nós podemos tapar os ouvidos por segundos para proteger os ouvidos ir para alguns cantos para não ouvir tantos gritos” (Aluna, 8 anos). “Por tudo de cortiça e não gritar no corredor e refeitório” (Aluno, 9 anos).
Opinião da Professora Joana Silva sobre o desenvolvimento do tema nível sonoro e ruído em sua turma: "durante algumas semanas, estivemos a fazer um projeto sobre o som, na nossa sala. O nosso grupo teve sempre entusiasta, e colaborou bastante com a formadora. Aprendemos imensas coisas que não conhecíamos, e fizemos experiências muito interessantes!".
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