Nível Sonoro - Turma 4º B

Escola Voz do Operário

Professora VO 42 | Professor

18/12/2018 | 12:03

A turma 4º B conheceu sobre o nível sonoro e ruído. Ao final da segunda sessão foi solicitado aos alunos para escrever uma frase em relação ao que aprenderam sobre o som.

 

“O som é a vibração das ondas sonoras” (Aluna, 9 anos). “O som é produzido por ondas sonoras a vibrar” (Aluno, 9 anos). “Que o som não é só uma coisa muito importante como devemos cuidar dos nossos ouvidos” (Aluno, 9 anos). “O som que é as ondas sonoras vão para o tímpano” (Aluna, 9 anos). “Eu aprendi sobre o som e estou a gostar” (Aluno, 9 anos). “Que sons sonoros fazem mal para o ouvido. Quando grita aos pés dos ouvidos fazem mal música alta” (Aluna, 10 aos). “Aprendi melhor a diferença do ouvido estragado e do ouvido bom, também aprendi melhor as coisas sobre as ondas sonoras” (Aluna, 10 anos). “Que não devemos fazer muito barulho” Aluna, 9 anos).

 

Na última sessão os alunos sugeriram algumas ideias para os problemas sobre os níveis sonoros na escola no que se refere a proteger a saúde auditiva:

 

“Fazendo menos nível de som” (Aluno, 9 anos). “Fazer menos barulho em todo o sítio especialmente na cantina” (Aluno, 9 anos). “Produzindo menos ruído na escola” (Aluno, 9 anos). “Proteger o edifício com material apropriado por exemplo madeira e alguns outros tipos de materiais.” (Aluna, 9 anos).“Não gritar nos espaços fechados” (Aluno, 9 anos). “Fazendo todos o mínimo de barulho possível vou dar um exemplo na cantina se fizermos isso vai ser muito melhor para a saúde” (Aluna, 9 anos).

 

Depoimento da Professora Daniela Antunes sobre o desenvolvimento do projeto Eco-Sensors4Health em sua turma: “trabalhar por projeto é uma prática comum na nossa escola. Os nossos alunos estão motivados e, ao longo da sua escolaridade desenvolvem competências para cooperar com os colegas, adultos, comunidade e sociedade, envolvendo-se e construindo o seu conhecimento. Assim sendo, trabalhar por projeto é sempre um momento muito enriquecedor para os nossos alunos, na medida em que é mais uma oportunidade onde todos se podem envolver ativamente nas suas aprendizagens. O projeto Eco-Sensors4Heath, permitiu explorar diversos conteúdos associados ao som, bem como experimentar algumas atividades e dinâmicas para constatar factos e aprender mais sobre o som. A meu ver, o projeto decorreu de forma bastante significativa na medida em que permitiu sempre um cruzamento entre a teoria, a prática e a sintetização dos conteúdos trabalhados. A turma do 4.ºB, agradece desde já o trabalho e colaboração!”.