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Os alunos da turma 4º 2º mostraram-se motivados para aprender sobre o som e ruído. Após as sessões iniciais os alunos escreveram sobre o que aprenderam sobre o som:
“Eu aprendi que o som são ondas sonoras a vibrar” (Aluno, 9 anos). “O que aprendi sobre o som e que o som é reproduzido através das ondas sonoras a vibrar” (Aluna, 9 anos). “Que o som propaga-se mais rápido quando está em meios sólidos” (Aluno, 9 anos)
Nas análises dos gráficos da plataforma Eco-Sensors4Health, construídos na plataforma com os dados das medições efetuadas nas sessões, os alunos perceberam que existem sons prejudiciais para a saúde da escola. Neste sentido, sugeriram algumas soluções para proteger a auditiva e também para diminuir o nível sonoro na escola:
“Podemos proteger a nossa saúde auditiva na escola ao fazer menos barulho” (Aluna, 9 anos). “Fazer paredes de cortiça depois pô-las presas as paredes e assim é feita a minha ideia” (Aluno, 9 anos). “Podemos proteger a nossa saúde auditiva fazendo menos barulho, tapar os nossos ouvidos onde está muito barulho e pedir a quem está a fazer muito barulho para fazer menos barulho” (Aluno, 9 anos).
Avaliação da Professora Maria do Céu Rodrigues Barata sobre o desenvolvimento do projeto Eco-Sensors4Health em sua turma: “Este foi um projeto muito bem recebido pela turma. Abordou um aspeto importante deste “tempo de ruído prejudicial” em que vivemos atualmente. Permitiu sensibilizar os alunos para a importância de conter o nível de som para não se tornar prejudicial à saúde. A dinâmica foi bastante boa e envolveu o grupo. Os materiais foram muito adequados ao nível etário e à problemática abordada. Houve uma grande empatia entre a Camila e o grupo. Excelente experiência que permitiu um maior enriquecimento a nível global de todos nós. Obrigada Camila. Volte sempre!”
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