Nível Sonoro - Turma 4º 1º

EB1 Pedro de Santarém

Professora PS 41 | Professor

03/01/2019 | 19:10

O 4º 1º foi a primeira turma a participar do projeto Eco-Sensors4Health com o tema som e ruído. Logo na primeira sessão percebeu-se que os alunos dessa turma são participativos. A temática despertou interesse na turma e os alunos estavam atentos para conhecer mais sobre o som. Após duas sessões iniciais, os alunos foram convidados a escrever sobre o que aprenderam sobre o som, relatando que:


“O som são ondas sonoras mas também é o som a vibrar que pode medir-se por um sensor” (Aluna, 9 anos). “Aprendi que o som é composto por ondas sonoras a vibrar e que conseguimos ouvir por causa do tímpano” (Aluna, 9 anos). “O som são ondas sonoras a vibrar que se estiverem um pouco longe de nós espalham-se pelo ar e se estiverem perto do nosso ouvido espalham-se pelo cabide e entram para o nosso ouvido” (Aluna, 9 anos). “Eu aprendi que o som pode ser medido” (Aluno, 9 anos).

 

Os alunos mediram o nível de som em diversas atividade, na sala de aula e pátio. Na análise dos valores do nível de som, das diversas atividades, verificaram quais são seguros ou não para a saúde auditiva. Na última sessão os alunos sugeriram algumas soluções para proteger a saúde auditiva e também para diminuir o nível sonoro na escola:


“Usando auscultadores, tampões e evita sons mais causadores para a saúde da nossa audição. Ex: cantar alto, bater palmas durante muito tempo, meter os fones no nível alto muito tempo” (Aluna, 9 anos). “Fazer menos ruídos que fazem poluição sonora na escola como por exemplo: gritar, falar mesmo muito alto e também empurrar cadeiras fazem nos fazem um ruído e pode fazer eco” (Aluna, 9 anos). “Nós podemos diminuir o som da nossa escola pondo objetos que absorvem o som, por exemplo: colocar um tapete, cortiça, tetos…” (Aluna, 9 anos). “Não podemos gritar nem falar alto ao pé das pessoas muito alto e devemos ouvir música baixo” (Aluna, 9 anos). “Trocar azulejos por cortiça e por esferovite” (Aluno, 11 anos). “Metendo mais materiais que absorvem o som e falar mais baixo” (Aluno, 9 anos). “Não gritar e por materiais que absorvem o som no corredor e refeitório” (Aluna, 9 anos).

 

Depoimento da Professora Teresa Nunes sobre o desenvolvimento do projeto Eco-Sensors4Health em sua turma: "em relação ao desenvolvimento do projeto Eco-Sensores4Health na minha turma verifiquei que os alunos ficaram muito interessados com as atividades e realizaram o trabalho proposto com entusiasmo".