|
|
A turma do 4º A, durante duas sessões, desenvolveu aprendizagens sobre som e ruído. Foram sessões empolgantes, os alunos dessa turma mostraram que é possível aprender em um ambiente acolhedor e divertido. As sessões tiveram como objetivos:
- Compreender que o som é produzido pela vibração da matéria;
- Manipular sensores, medir e registar o nível de som em diferentes ambientes e atividades;
- Reconhecer que níveis elevados de som podem prejudicar a saúde auditiva;
- Identificar medidas que podem ser tomadas para proteger a saúde auditiva.
Os alunos, com a utilização de sensores, mediram o nível sonoro em diversas atividades e locais, introduziram os dados na plataforma do projeto e analisaram os dados com o suporte da escala de som. Na segunda sessão, responderam a seguinte pergunta: “como podemos proteger a nossa saúde auditiva na escola?”:
“Podemos meditar e acalmar. Não podemos fazer barulho no refeitório. Não falar alto na sala de aula” (Aluno, 9 anos).
“Não gritar no recreio. Não gritar no corredor. Não fazer ruído com as cadeiras” (Aluno, 10 anos).
“Não fazer barulho no recreio e na sala. Dizer aos outros meninos para não fazer barulho” (Aluna, 10 anos).
“Podemos reduzir o barulho na sala de aula. Podemos não gritar uns para os outros no refeitório” (Aluno, 9 anos).
“Não gritar no recreio. Não falar alto no refeitório. Não gritar no corredor. Não gritar nos ouvidos dos outros. Não falar alto na sala. Não ouvir músicas muito altas com fones” (Aluna, 9 anos).
“Podemos convocar uma reunião e pedir ajuda aos colegas todos da escola e pedir com muita educação para cuidar a melhorar a nossa saúde auditiva não gritando” (Aluno, 9 anos).
“Dar o exemplo aos meninos mais novos. Não gritarmos. Não falar aos berros. Não fazer barulho na fila. Falar normal” (Aluna, 9 anos).
Copyright © 2018 7Log - Sistemas de Informação Lda. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | Perguntas Frequentes