|
|
Na temática luz, os alunos exploraram algumas propriedades da luz, através de várias experiências. As sessões tiveram como objetivos:
- Compreender que só vemos os objetos com luz própria ou quando estão iluminados.
- Reconhecer que a luz se propaga em linha reta.
- Verificar o que acontece quando a luz incide em diferentes materiais.
- Manipular sensores, medir e registar o nível de luz em diferentes ambientes;
- Compreender que as variações dos níveis de luz têm efeitos no nosso bem-estar;
- Identificar medidas que podem melhorar o nível de luz da sala de aula.
Na segunda sessão, os alunos escreveram algumas sugestões de soluções para os problemas de nível de luz na sua escola: “como poderei melhorar os níveis de luz da minha sala de aula? E na minha escola?”:
“Eu poderia pedir a junta da freguesia para por mais luzes” (Aluno, 9 anos).
“Eu melhoraria a luz na minha sala de aula tendo mais luz da janela e de um candeeiro na mesa” (Aluna, 9 anos).
“Eu poderei melhorar os níveis de luz na minha sala posso arranjar a lâmpada estragada e meter luzes mais fortes na biblioteca” (Aluna, 11 anos).
“Na minha sala de aula poderíamos abrir os contornados e ter mais lâmpadas” (Aluna, 10 anos).
“Metendo mais 1 ou 2 janelas” (Aluna, 10 anos).
“É preciso uma fonte de luz melhorada” Aluno, 10 anos).
“Eu acho que se houvesse mais luz na biblioteca como mais janela mais claridades. Se houvesse ais candeeiros de tetos” (Aluna, 9 anos).
“Novas fontes de luz melhoradas” (Aluno, 9 anos).
Copyright © 2018 7Log - Sistemas de Informação Lda. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | Perguntas Frequentes