Nível de Luz - Turma 4º A

Escola Básica Eurico Gonçalves

Professora EG 4 | Professor

08/02/2019 | 09:30

 

Na temática luz, os alunos exploraram algumas propriedades da luz, através de várias experiências. As sessões tiveram como objetivos:

 

- Compreender que só vemos os objetos com luz própria ou quando estão iluminados.

- Reconhecer que a luz se propaga em linha reta.

- Verificar o que acontece quando a luz incide em diferentes materiais.

- Manipular sensores, medir e registar o nível de luz em diferentes ambientes;

- Compreender que as variações dos níveis de luz têm efeitos no nosso bem-estar;

- Identificar medidas que podem melhorar o nível de luz da sala de aula.

 

Na segunda sessão, os alunos escreveram algumas sugestões de soluções para os problemas de nível de luz na sua escola: “como poderei melhorar os níveis de luz da minha sala de aula? E na minha escola?”:

 

“Eu poderia pedir a junta da freguesia para por mais luzes” (Aluno, 9 anos).

“Eu melhoraria a luz na minha sala de aula tendo mais luz da janela e de um candeeiro na mesa” (Aluna, 9 anos).

“Eu poderei melhorar os níveis de luz na minha sala posso arranjar a lâmpada estragada e meter luzes mais fortes na biblioteca” (Aluna, 11 anos).

“Na minha sala de aula poderíamos abrir os contornados e ter mais lâmpadas” (Aluna, 10 anos).

“Metendo mais 1 ou 2 janelas” (Aluna, 10 anos).

“É preciso uma fonte de luz melhorada” Aluno, 10 anos).

“Eu acho que se houvesse mais luz na biblioteca como mais janela mais claridades. Se houvesse ais candeeiros de tetos” (Aluna, 9 anos).

“Novas fontes de luz melhoradas” (Aluno, 9 anos).