|
|
Os alunos, da turma 4º A, com o apoio de sensores de meteorologia e sondas de temperatura mediram a temperatura em diversos locais da escola e refletiram sobre a sensação térmica. Logo na primeira sessão, foi solicitado que escrevessem sobre situações em que sentiram muito calor, em que sentiram muito frio, em que não sentiram frio nem calor. Foi também pedido que dissessem se nessas situações estavam confortáveis ou desconfortáveis:
“Eu sinto muito frio às vezes na sala de aula, às vezes no recreio e na rua, aí sinto-me desconfortável. Com calor: na praia e no carro, aí sinto-me desconfortável. Com frio e calor: em casa, aí sinto-me confortável” (Aluna, 9 anos).“Quando estava na Serra da Estrela estava muito frio e estava desconfortável, no recreio não está nem muito calor nem muito frio, estava confortável e quando estava na praia estava calor, desconfortável” (Aluno, 9 anos). “Frio: na sala de aula, senti-me desconfortável. Nem frio, nem calor: em minha casa, senti-me confortável. Calor: Na minha cama, senti-me confortável. Muito calor: na aula de ginástica, senti-me desconfortável” (Aluna, 8 anos). “Muito frio: no recreio da escola, desconfortável e na rua a pé da minha casa, desconfortável. Muito calor: na sala: desconfortável, no corredor confortável. Nem muito frio, nem muito calor; na sala, confortável, no meu carro, confortável” (Aluna, 9 anos). “Calor: quando estava num campo de férias e estava 45 °C, eu estava desconfortável. Frio: hoje de manha estava gelado e eu estava também desconfortável. Nem calor, nem frio na sala antiga, sentia-me confortável”
Na quarta sessão, os alunos foram convidados a sugerir soluções para melhorar o conforto térmico na sua sala de aula e também para melhorar sua sensação térmica.
Na minha sala de aula:
“Abrir a janela, fechar as cortinas no verão, ou fechar janelas e abrir as cortinas no inverno” (Aluno, 8 anos). “No verão na minha escola, eu colocaria cortinas brancas porque cores claras refletem o sol, e o branco é a que reflete mais e assim o calor não entrava e pintava as paredes de branco. No inverno na minha escola, eu colocaria cortinas pretas porque cores escuras absorvem o calor do sol, e o preto é a que mais absorve, e assim, o calor entrava, e pintava as paredes de preto” (Aluna, 8 anos). “No inverno: eu punha um tapete preto no chão, mudaria cortinas para algo mais escuro e cobria os armários, mesas e as tocas com algo preto e pintaria as paredes de preto. No verão: eu punha um tapete branco no chão, mudaria as cortinas para algo mais claro e cobria os armários, mesas e tocas com algo branco e pintava as paredes de branco” (Aluna, 9 anos). “No inverno tenho uma ideia ir para o sol todo inverno” (Aluno, 10 anos). “Com um aquecedor ou ar condicionado, luz (inverno). Abrir a janela e a porta (verão) ” (Aluna, 9 anos). “Abrir a janela e fechar as cortinas, verão. Fechar as janelas e abrir as cortinas, inverno” (Aluno, 9 anos). “Calor: pedir uma ventoinha no centro de recursos. Frio: abrindo os cortinados” (Aluno, 9 anos). “No inverno vestir camisolas de lã, vestir coisas mais escuras e por cortiças por alguns sítios” (Aluna, 9 anos). “Usar um aquecedor no inverno e ar condicionado no verão” Aluno, 9 anos).
Minha sensação térmica:
“Quando estiver frio usar roupas térmicas como lã e quando estiver calor usar roupas claras para refletir o calor” (Aluna, 9 anos). “Vestir casaco no inverno e tirar no verão” (Aluno, 9 anos). “Pondo uma camisola grossa, inverno. Tirar a camisola grossa, verão” (Aluno, 9 anos). “No verão camisa curta. No inverno casaco” (Aluno, 9 anos). “No verão, eu colocaria roupas claras principalmente branco, colocava chinelos e andava sempre com o cabelo preso. No inverno, eu colocaria roupas escuras principalmente preto, colocava sapatos e andava sempre com o cabelo solto” (Aluna, 8 anos). “No verão quando eu tenho calor eu fico sentada para ficar fria. No inverno quando eu estou com frio eu corro para ficar quente” (Aluna, 9 anos). “Posso vestir um casaco ou vestir luvas e manta. (inverno). Tirar o casco (verão)” (Aluna, 9 anos). “Calor: tirando o casaco ou puxar a camisola para cima. Frio: pondo o casaco ou pedindo a minha mãe que me de roupas mais quentes” (Aluno, 9 anos). “No inverno devo quando tenho frio vestir um casaco ou uma camiseta. No verão devo usar poucas roupas, vestidos e beber muita água” (Aluna, 9 anos).
Os alunos também escreveram sobre o que aprenderam no tema temperatura: “eu aprendi como medir a temperatura, que no verão devemos usar roupas claras e frescas no inverno usar roupas escuras e quentinhas, gostei muito do projeto” (Aluna, 8 anos); “aprendi que a unidade de medida usada para medir a temperatura é o ºC” (Aluno, 9 anos); “what are the temperatura fot the confort” (Aluna, 9 anos); “eu aprendi que a temperatura se pode medir de várias formas” (Aluna, 9 anos); “eu aprendi que a lã e a cortiça são isoladores térmicos” (Aluno, 9 anos).
Copyright © 2018 7Log - Sistemas de Informação Lda. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | Perguntas Frequentes