Nível Sonoro - Turma 4º B

Escola Básica nº 195

Professora 195 4c | Professor

28/02/2019 | 19:17

As primeiras sessões, na turma do 4º B, dedicadas ao tema nível sonoro tiveram como objetivo: compreender que o som é produzido pela vibração da matéria e se propaga em diferentes meios; explorar a produção e propagação do som no ar e em sólidos; compreender que as ondas sonoras se propagam mais facilmente em meios sólidos do que em meios gasosos. Na segunda sessão foi solicitado aos alunos para escreveram o que aprenderam sobre o som, seguem algumas respostas:

 

“O que eu aprendi sobre o som foi que o som muito elevado pode fazer mal aos tímpanos” (Aluno, 11 anos). “Aprendi que o som são ondas sonoras e que são ondas sonoras a vibrar” (Aluna, 10 anos). “Eu aprendi que não se pode por as coisas muito altas e muito ao pé do ouvido”.

 

Os alunos sugeriram algumas soluções para proteger a saúde auditiva na escola e também algumas ideias para diminuir os níveis de som na escola:

 

“Podemos proteger a nossa saúde na escola se fizermos pouco barulho e menos ruído” (Aluna, 9 anos).

“Podemos fazer pouco barulho nas salas e refeitório e não gritar muito no refeitório, porque no refeitório faz muito eco e nos corredores não falar muito alto e nem gritar” (Aluna, 9 anos).

“Quando houver muito barulho tapamos os ouvidos” (Aluno, 9 anos).

 “Podemos proteger a nossa saúde auditiva na escola ficando longe dos barulhos altos e tendo cuidado quando estamos perto dos barulhos é só por uns protetores nas orelhas” (Aluno10 anos).

“Quando há muito som temos que ir para um local com menos ruído ou usamos esferovite para absorver o som” (Aluno, 12 anos).

“Não metendo o volume dos fones no máximo, no refeitório devemos: não falar muito alto; no pátio gritar menos; na sala de aula meter mais materiais que absorvem o som como o esferovite, carta e outros tipos de papéis” (Aluno, 10 anos).

“Podemos diminuir os níveis de som na nossa escola é usando caixa de ovos nas paredes da escola e nos tetos e do corredor” (Aluno, 11 anos).

“Fazendo com que as pessoas façam menos barulho e podemos por paredes que absorvem o som” (Aluno, 9 anos).

“Podemos diminuir o som do refeitório, da sala pondo esferovite na parede ou materiais que absorvem as ondas sonoras” (Aluno, 10 anos).

“Metendo caixa de ovos no teto e nas paredes” (Aluno, 11 anos).

“Podemos diminuir os níveis de som no refeitório: colocando materiais que absorvem o som como esferovite, cartão, tipos de papéis, etc…” (Aluno, 10 anos).

 

Depoimento da Professora Maria Cristina Abreu sobre o desenvolvimento do projeto Eco-Sensors4Health em sua turma: “a turma do 4º ano recebeu o projeto Eco-Sensors4Health com curiosidade e entusiasmo. Ao logo das sessões, os alunos foram aumentando o seu interesse, em face das experiências apresentadas e do modo como foram apresentadas. Reconheceram a importância das atenção a dar ao ambiente sonoro e da necessidade de evitar frequentar ambientes sonoros poluídos, prejudicando a concentração, causando perturbações e muitas vezes deficiências auditivas. Considero, assim, o projeto uma mais-valia na aprendizagem, pelo que projetos como este são sempre bem acolhidos no seio da comunidade educativa. Professora Camila, fico grata pelo seu empenho, modo como abordou os conteúdos e a forma como despertou a atenção dos alunos”.